DO_OUTRO_LADO_DO_SONHO_1264763362PUma verdadeira visão das conseqüências de se brincar de Deus.

Em 2002, num futuro repleto de violência e catástrofes ambientais, George Orr tem medo de dormir, porque ele acorda, um dia, e descobre que seus sonhos possuem a capacidade de alterar a realidade.

Todos os seus sonhos se tornam realidade.

Se ele sonha que alguém que está atrapalhando sua vida, morre, quando acorda descobre que a tal pessoa morreu realmente.

Ele procura a ajuda do Dr. William Haber, um psiquiatra que vê em George a solução de todos os problemas do mundo e logo começa a manipular esse poder de George, para criar uma realidade que se combine com seus próprios interesses, embora com consequências devastadoras.

41EQ3LzZg-L__BO2,204,203,200_PIsitb-sticker-arrow-click,TopRight,35,-76_AA300_SH20_OU01_Apesar do médico desejar fazer o melhor possível com o tal poder, a despeito das coisas ruins que acontecem, a trama é uma forte lembrança de que aqueles de fazer os grandes males são, frequentemente, os que que estão tentando fazer os maiores benefícios.

George entende que esse poder é muito perigoso para estar nas mãos de uma única pessoa – seria melhor deixar que o futuro aconteça naturalmente, preservando o livre arbítrio do Homem.

Mas ele é um homem tão passivo que se curva à vontade do médico – até o momento em que quase é tarde demais.

Ainda lhe resta a oportunidade de sonhar que a raça humana pode não se destruir.

  The lathe of heaven tem como tema os perigos do poder e a capacidade do ser humano de se autodestruir, questionando a própria natureza da realidade – parece uma estória do renomado Philip Dick (resenhas no blog: https://scifinowlilimachado.wordpress.com/category/phillip-dick/).

Uma síntese rara e poderosa de poesia e ciência, razão e emoção.

Uma verdadeira visão das consequências de se brincar de Deus.

Versão para a televisão do livro de Ursula K. LeGuin, de 1980:

Bill Moyers entrevista a escritora Ursula K. LeGuin sobre a adaptação do livro “Lathe of Heaven”, para o cinema:

Sobre Lili Machado

Lilia Cristina Machado é carioca, aquariana, leitora voraz, estudante do conhecimento humano, especialmente dos ramos do imaginário, formada em Inglês por Cambridge, graduada em História, pós-graduada em Arte e Cultura, atualmente cursando Turismo.

Deixe seu comentario!