TEMPO_DE_MUDANCA_1345718412PE é óbvio o paralelo com o movimento hippie e as mudanças sociais dos anos 60.

Num futuro longínquo, a Terra está sem água e a humanidade está espalhada por toda a galáxia, em mundos colônias – cada um com longas histórias de milhares de anos ou mais – cada um com sua própria cultura.

Um dos mundos mais estranhos é Borthan, onde os austeros colonizadores puritanos estabeleceram que a propriedade não deve existir, e que todos estão proibidos de revelar seus pensamentos ou sentimentos mais íntimos, uns aos outros – crime punido com o exílio ou a morte.

Em Borthan, as palavras “eu” e “meu” são obscenidades. As pessoas escondem suas verdadeiras personalidades e escondem suas individualidades.

Porém, um visitante da Terra, Kinnall Darival, príncipe de Sala, exilado de seu próprio reino, arrisca-se para ensinar a esse povo, o real significado de ser um humano, ao compartilhar seus pensamentos com os outros.

Ele experimenta uma droga que altera a consciência e escreve um livro que transforma a sociedade. Torna-se, então, um Messias e um fugitivo.

Temos de nos lembrar que o livro foi escrito em 1971, em plena contra-cultura, numa América pós-Eisenhower. E é óbvio o paralelo com o movimento hippie e as mudanças sociais dos anos 60.

Outras resenhas de livros de Robert Silverberg, no blog: https://scifinowlilimachado.wordpress.com/category/robert-silverberg/

 

Anúncios

Sobre Lili Machado

Lilia Cristina Machado é carioca, aquariana, leitora voraz, estudante do conhecimento humano, especialmente dos ramos do imaginário, formada em Inglês por Cambridge, graduada em História, pós-graduada em Arte e Cultura, atualmente cursando Turismo.

Deixe seu comentario!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s