Rama III continua sua viagem em direção à base ramaiana, onde ao final de sua viagem, uma revelação estonteante os espera.

Em sua misteriosa viagem pelo espaço interestelar, a enorme nave ramaiana carrega seus passageiros humanos, até o fim de sua odisséia.

Mas os experimentos realizados pelos ramaianos falharam, e Rama III tornou-se um campo de batalha.

Os humanos chegaram até as regiões ainda não exploradas da nave, onde encontram um lugar dominado por aranhas mecânicas. E tem de decidir se elas são aliadas ou nimigas.

Enquanto isso, Rama III continua sua viagem em direção à base ramaiana, onde ao final de sua viagem, uma revelação estonteante os espera.

O ponto alto desse livro, em minha opinião, é a relação de Richard Wakefield e Nicole des Jardins e seus filhos. O fato dos personagens serem tão reais, tão pessoais, tão presentes, fez com que a trama de ficção científica ficasse muito melhor. Lembrando sempre que, a colaboração de Gentry Lee é que dá esse toque humano à estória.

Ao final, o discurso do velho, sobre a missão de Rama, foi satisfatório e inspirador – apesar de guardar suficientes mistérios para novas seqüências.

Foi o final de uma das séries de ficção científica mais fantásticas que já li – principalmente, se fizermos a correlação da família em Rama, com a Pequena Terra.

Lembrando, aqui, os 3 primeiros livros da série: Encontro com Rama (resenha no blog: https://scifinowlilimachado.wordpress.com/2012/08/18/encontro-com-rama-rendezvous-with-rama-arthur-clarke-serie-rama-1/ ), O enigma de Rama (resenha no blog: https://scifinowlilimachado.wordpress.com/2012/08/25/o-enigma-de-rama-rama-ii-arthur-clarke-gentry-lee-serie-rama-2/ ).

 

 

E O Jardim de Rama (resenha no blog: https://scifinowlilimachado.wordpress.com/2012/09/01/o-jardim-de-rama-the-garden-of-rama-arthur-clarke-gentry-lee-serie-rama-3/  ).

Lembrando sempre que, a colaboração de Gentry Lee é que dá esse toque humano à estória.  Bert Gentry Lee é engenheiro especial e trabalhou com Arthur C. Clarke, nos livros Rama II, The Garden of Rama e Rama Revealed. Encontro com Rama foi escrito em 1972 e Clarke não tinha intenção de escrever uma sequência. Lee conseguiu tornar a série numa estória mais humana, ao nos brindar com as aventuras de Nicole des Jardins Wakefield, a personagem principal dos livros 2, 3 e 4.

Desde 2001 o cineasta David Fincher e o ator Morgan Freeman tentam adaptar ao cinema o romance Encontro com Rama. Mas é difícil saber se o projeto um dia sairá do papel – em 2001 Freeman chegou a mostrar artes conceituais do filme, que nunca foi para frente. Mas o ator diz que eles continuam tentando. “Eu interpreto o capitão da nave Endeavor, que é encarregado de estabelecer contato com os alienígenas. É uma ficção científica bastante intelectual, um livro difícil de traduzir em imagens. Nós achamos difícil de traduzir o filme. Não tem armas, nem explosões. É ciência pura. Mas vale a pena tentar, e ainda estamos tentando”, comentou Morgan Freeman.

Arthur C. Clarke

Arthur Charles Clarke, mais conhecido como Arthur C. Clarke foi um escritor britânico, autor de obras de divulgação científica e de ficção científica como o conto The Sentinel, que deu origem ao filme 2001: Uma Odisséia no Espaço e a premiada série Encontro com Rama.

Anúncios

Sobre Lili Machado

Lilia Cristina Machado é carioca, aquariana, leitora voraz, estudante do conhecimento humano, especialmente dos ramos do imaginário, formada em Inglês por Cambridge, graduada em História, pós-graduada em Arte e Cultura, atualmente cursando Turismo.

Deixe seu comentario!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s